Venda Mais


Meus artigos buscaram facilitar a gestão do seu negócio.

O cenário varejista de Caxias do Sul vem apresentando resultados instáveis, que até faz você pensar na frase: “apertem os cintos, o cliente sumiu”. Felizmente, essa é apenas uma sensação. Seu cliente não sumiu, ele apenas encontra-se mais resguardado e cauteloso. Quando alguma empresa se depara com este momento, a atitude precisa ser diferente. A única certeza que tenho é que o resultado da sua empresa depende da forma em que atender esse novo perfil de cliente que se desenhou ao longo deste ano.

Por que raras empresas crescem durante uma crise? Pois poucas são aquelas que tomam as atitudes corretas. Ter um posicionamento assertivo é bastante simples, porém requer treinamentos constantes com sua equipe de vendas, para que a linguagem e estratégias sejam únicas, além do engajamento de todos ser total.

A principal ação que você precisa monitorar em sua equipe de vendas, neste final de ano, é que suas consultoras garantam a venda do primeiro ítem ao cliente. É isso mesmo e simples assim. Em grande parte dos atendimentos, na ânsia de vender mais, as vendedoras acabam mostrando um leque de opções e geram confusão na mente do comprador. Neste momento, seu cliente fica em dúvida e evita ou posterga sua compra. Já imaginou o fantástico resultado que sua empresa teria se todos clientes que entrassem a partir de hoje no seu negócio, comprassem, no mínimo, um produto?

Outro ponto que merece uma considerável parcela de sua atenção é em relação a também atender o cliente acompanhante, ou seja, a pessoa que entra no seu estabelecimento acompanhando o seu cliente. A partir do momento em que cruzam sua porta, ambos precisam ser tratados como potenciais compradores.

Sua tarefa: como gestor, uma das suas funções é a de gerar fluxo em seu estabelecimento. Após atrair os clientes, reuna sua equipe e apresente as dicas descritas abaixo. Os resultados são garantidos. Acredite e agende sua reunião o quanto antes.

Dicas by P.P: estas são voltadas para sua empresa vender mais:

  • capacite sua equipe para sorrir muito;

  • chame o cliente pelo seu nome e repita durante o atendimento;

  • gere na mente do seu cliente o sentimento do “poder de cura”, ou seja, sua empresa apresentará a melhor solução para ele naquele momento;

  • simplifique o atendimento e garanta a venda do primeiro ítem;

  • treine sua equipe para contornar qualquer tipo de objeção;

  • tenha um passo a passo, com início, meio e fim, o qual deverá ser seguido por sua equipe em todos os atendimentos;

  • crie uma Campanha de Incentivo bombástica neste final de ano, com data de início e fim, que possa premiar as consultoras destaques em venda;

  • tenha planilhas de acompanhamento para que possa corrigir certas rotas;

  • antes do cliente comprar de você, dê alguma coisa a ele;

  • jamais esqueça de dar atenção ao cliente acompanhante.

Lembre-se: para aumentar suas vendas, você precisa aumentar sua taxa de conversão, a qual é uma consequência de garantir, no mínimo, a venda do primeiro produto. Caso tiver alguma dificuldade para implantar este processo em sua empresa, nossa consultoria pode te ajudar. Para nós, isto é bastante simples e você, terá um incrível retorno.

“O equilíbrio é sua melhor estratégia”.

Excelentes negócios.

Patrick Piccoli

CRA /RS 036827

Administrador, palestrante e escritor

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