Resgate sua Essência

A atribulada e conturbada rotina nos remete a um ritmo alucinante na busca de realizar o melhor, no menor tempo possível. A todo momento percebemos que o modo de viver e agir mudou. As pessoas estão mais dinâmicas; as empresas mais exigentes; os resultados, tanto do sucesso quanto do fracasso acontecem num piscar de olhos. Um mercado mais acirrado e competitivo, onde qualquer detalhe faz uma enorme diferença nos faz pensar. Passamos a refletir para que nova fase este ritmo levará as próximas gerações. Felizmente, as empresas estão percebendo que este é o melhor momento para resgatar a sua verdadeira essência, pois de alguns anos para cá, estas mesmas empresas mudaram radicalmente seus modos e costumes para se inserirem neste modelo de mercado. Sobrevivendo a esta carnificina mercadológica, marcada por grandes momentos de ápices e crises, os empresários e empreendedores passam, de forma gradativa, voltar aos velhos e tradicionais costumes do tão valorizado, relacionamento. A preservação do verdadeiro caráter ou da alma da sua empresa requer voltar a práticas de atitudes que eram as primordiais de nossos antepassados; atitudes, as quais, abriram as portas e fizeram com que chegássemos a essa incrível fase que vivenciamos hoje. A cultura do diálogo, do respeito, da ética, da valorização e busca constante da retenção dos excelentes colaboradores atingirá um crescimento jamais visto pelas gerações que acreditam que um simples clique resolve tudo. A essência de uma empresa esta nas suas raízes e nas pessoas que fazem parte dela. Avalie profundamente qual foi o propósito que o fez empreender seu primeiro negócio. Saia do seu escritório, caminhe até do outro lado da rua e relembre como tudo começou. Seus valores pessoais e profissionais, que o fizeram chegar até aqui, permanecem os mesmos? Ao mesmo tempo que devemos resgatar nossas raízes, após realizarmos esta reflexão, precisamos, com planejamento e certa urgência, limpar tudo e todos que, talvez por nosso descuido ou confiança excessiva, estão desviando o rumo que havíamos traçado. Existem aqueles que estão indo na mesma direção, porém optando por caminhos alternativos, que podem colocar o futuro e a credibilidade que tanto pregamos, em jogo. Cuide, pois tudo muda de forma rápida. Diga não a falta de respeito, de humildade, de atenção aos pequenos detalhes, de arrogância, de indiferença, de caráter. Jamais aceite falta de educação na sua empresa. Trate a todos com carinho e sensibilidade e busque profissionais com que tenham este perfil. Encontre promessas que pensem diferente e não se contentem apenas com suas qualificações e sim, que vivam intensamente o seu negócio. Nunca é tarde para recomeçar, desde que você ame e coloque o coração em tudo que fizeres. Pensar, planejar, ter atitude com criatividade, auto-confiança, sensibilidade e determinação são os primeiros passos para resgatar a verdadeira alma do seu negócio. Sinta-se feliz no seu local de trabalho, pois você deseja e merece. “O equilíbrio é sua melhor estratégia”. Excelentes negócios.

Patrick Piccoli

CRA /RS 036827

Administrador, palestrante e escritor

0 visualização

©2018 A Voz do Varejo - TODOS DIREITOS RESERVADOS.