Nem acima, nem à frente. Ao lado.


A contínua e assertiva gestão de pessoas tornou-se, hoje, o maior desafio enfrentado pelas organizações.

O inesperado e imprevisível comportamento humano, dificulta, por parte dos gestores, prever o que antes poderia ser uma tendência esperada de seus subordinados. Estar preparado para receber tanto surpresas positivas como decepções da parte que, em um determinado momento, foi confiada e delegada responsabilidade é fundamental para o sucesso de uma correta condução de equipes. Ao somatizar, ainda, falhas no processo de comunicação e compreensão entre as partes, esta gestão torna-se quase impossível.

Ao passo que o maior patrimônio de uma empresa encontra-se nas pessoas, você necessita ser especialista nelas. Em minhas gestões, trabalho firme com supervisores, gerentes e equipes para que eu consiga incorporá-las neste processo, gerando um importante sentimento de pertencer ou fazer parte. Assim, sugiro que troques o conhecido termo Gestão de Pessoas, por outro que considero profundo e melhorará a performance de sua gestão, entitulado Gestão com Pessoas.

Você precisa e deve utilizar seu elevado grau de sensibilidade para perceber aspectos intrínsecos nas equipes que lidera, os quais não são percebidos por grande parte dos gestores. Ao tornar esta uma ação contínua, muitos desgastes futuros podem ser evitados por simples correções de rota na forma de pensar, agir, e, principalmente, na conduta dos liderados.

Para um líder fidelizar e obter seguidores, ele necessita da cooperação das pessoas, ou seja, do trabalho e empenho em conjunto de todas as partes envolvidas. Assim, ao contrário da posição de um gestor estar acima ou à frente de seus liderados, ele terá aliados ao seu lado, facilitando a condução de seu trabalho e incorporando a sensação de pertencimento ao grupo. O sentimento de pertencer em conjunto com uma gestão focada na participação de todos, gera um ambiente de trabalho feliz e leve, fazendo com que a empresa atinja resultados surpreendentes.

Sua tarefa: Prepare uma reunião com seus subordinados para comunicar, de forma clara e objetiva, que o termo Gestão com Pessoas fará parte das suas rotinas. A partir de agora eles serão seus maiores aliados e peças-chave na condução em conjunto deste processo.

Dicas P.A.P.: As dicas desta matéria são voltadas para que você obtenha uma correta, objetiva e assertiva gestão com sua equipe de trabalho. São elas:

  • Jamais controle as pessoas, porém nunca perca o controle de uma situação;

  • Comunique-se de forma simples, lembrando que não importa o que você disse e sim, aquilo que os outros entenderam;

  • Conheça, estude e aplique a Lei das Probabilidades, pois diversas ocasiões e comportamentos tendem a se repetir;

  • Foque nos pontos fortes dos seus liderados;

  • Saia de trás da sua mesa e sirva de exemplo na prática - sua equipe deseja lhe ver em ação para seguir seus passos;

  • Sorria sempre, multiplicando alegria;

  • Suas palavras deverão ser otimistas e positivas;

  • Perceba diferentes e leves oscilações de temperamentos;

  • Sua posição de gestão não deve ser nem acima, nem à frente, e sim, ao lado.

Compartilhe sua opinião sobre este assunto. Sugira novas matérias. Você me encontra facilmente nas redes sociais. Não faça a gestão dos outros e sim, com a cooperação dos mesmos. O maior propósito é ajudar na sua perpetuação e colaborar com seu futuro.

“O equilíbrio é sua melhor estratégia”.

Excelentes negócios.


Patrick Piccoli

CRA /RS 036827 Administrador, palestrante e escritor

0 visualização

©2018 A Voz do Varejo - TODOS DIREITOS RESERVADOS.