Acerte o Alvo Pós Pandemia


O final de ano costuma trazer sentimentos, sensações e expectativas únicas. Agora, o final de 2020 então, vamos respirar fundo e estar prontos para agir. A esperança de que o ano possa ser recuperado no último quadrimestre é uma variável que depende de muitos fatores. Este ano em específico tem que ter como objetivo que você e sua equipe possam fazer o melhor em cada atendimento, apenas isso.

Porém, tudo depende. No universo dos negócios, 2020 será um ano diferente e divisor de águas, ao passo que a pandemia do Covid-19 gerou consequências trágicas para as empresas que conseguiram superar e encontram-se vivas. Alguns especialistas em economia apontam tendências favoráveis ao comércio nesta retomada e já outros, nem tanto. Assim, todo cuidado é essencial, cada ação precisa ser calculada. Para que sua empresa tenha êxito ao longo deste ano, é importante que você não erre seu alvo. Para isso, é necessário estabelecer diferenciais que agreguem valor, sejam percebidos pelo seu cliente e, por fim, façam com que o mesmo opte por realizar negócios com você. Neste ponto, sugiro que uma das suas primeiras ações seja criar a “equipe pensante pós pandemia” da sua empresa, a qual será responsável por estabelecer as principais estratégias do seu posicionamento para este ano. O tamanho desta equipe, na qual você será o líder, varia de acordo com o tamanho da sua empresa. Um dos integrantes precisa gostar e entender de fazer diferente, de surpreender e encantar. No momento em que me refiro a ter diferenciais que agreguem valor, estes não são construídos de uma hora para outra e exigem muito estudo de mercado. Algumas das grandes empresas brasileiras já iniciaram o ano com quase todas suas estratégias prontas, resultado de muito planejamento realizado nos anos anteriores. Para elas, durante neste momento, serão necessários apenas alguns pequenos ajustes de rota. Sua tarefa: reuna a sua “equipe pensante da copa”, realize, no mínino, três reuniões iniciais e descubra qual é o alvo que você precisa ou quer acertar. Dicas by PAP: estas são voltadas para sua empresa deixar uma marca positiva e ter resultados acima do esperado ao longo deste ano: - forme sua equipe pensante da pandemia e lembre que um dos integrantes precisa gostar encantar e surpreender; - após definir seu alvo com clareza, trabalhe fortemente nele; - faça reuniões quinzenais ou mensais com esta equipe e depois repasse para o restante da empresa tudo o que foi decidido; - ambiente seu espaço com o tema e as sensações da Copa do Mundo; - saiba que para fidelizar, surpreender e encantar seu cliente você precisa, antes, fidelizar ao máximo sua equipe interna pois esta é a responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio; - crie uma campanha interna de motivação e retenção do quadro funcional; - tenha muito foco nas suas estratégias, as quais devem ser estruturadas com cuidado e muito bem definidas; Lembre-se: antes de tentar acertar o alvo tenha certeza de qual é o seu verdadeiro alvo. Tenha certeza que este será um final de ano atípico e prepare-se para enfrentá- lo de forma diferente e com maestria. O resultado final de 2020 dependerá, exclusivamente, do somatório de todas suas pequenas ações. Faça a sua parte. Compartilhe sua opinião. Você me encontra nas redes sociais. “O equilíbrio é sua melhor estratégia”.

Excelentes negócios.

Patrick Piccoli

CRA /RS 036827

Administrador, palestrante e escritor

0 visualização

©2018 A Voz do Varejo - TODOS DIREITOS RESERVADOS.