A Ponte no Relacionamento do Consumo


Atrair para atender.

Engajar, persuadir, vender, fidelizar e construir relacionamento para manter.

Aprimorar cada detalhe e surpreender para crescer.

O papel das empresas vai além da simples venda de produtos ou serviços. Existe um valor agregado que precisa ser percebido pelo cliente durante a sua Jornada de Compra para que este torne-se fiel à sua marca. De acordo com os autores do livro Shopper Marketing, esta jornada se divide em três fases, que são:

1ª fase: do Planejamento, a qual ocorre fora do estabelecimento comercial, sendo o momento em que o consumidor decide o que e onde comprará;

2ª fase: da Compra, que inclui a atração, o engajamento, a persuasão e a compra, sendo o atendimento realizado pela equipe interna;

3ª fase: do Consumo, no qual o consumidor avalia a experiência do produto ou serviço adquirido, realizando esta fase fora do ponto de venda em questão.

Ao analisar este cenário você percebe importância de construir uma gestão eficaz e eficiente com a equipe que lidera. Você é a principal responsável por concretizar todas as etapas da 2ª fase da Jornada do Consumo, para que quando seu cliente estiver longe de você, ele lembre da sua empresa e sinta vontade de retornar para uma próxima compra. No momento em que sua empresa conseguir esta façanha, passará a fazer parte das raras empresas que participam e influenciam diretamente as três fases da jornada, mesmo estando distante do seu cliente em duas dela.

Quando me refiro à ponte, saliento que sua empresa deve tirar o foco do produto e passar a ter foco no relacionamento. Quando sua empresa se torna uma ponte ela conduz seus clientes a outro patamar de satisfação, fidelidade e em raros casos, alguns chegam até a lealdade. Em simples palavras, fidelidade é fazer mais com você e lealdade, é fazer apenas com você. Um cliente leal é quase impossível, pois o mesmo, a partir do momento em que consumir algum produto ou serviço da sua marca deverá consumí-lo sempre e apenas com você este mesmo produto.

Sua tarefa: compreenda o significado da ponte no relacionamento do consumo.

Dicas by P.P.: estas são direcionadas para que você possa, além de construir sua ponte, torná-la um cartão postal que desperte no seu cliente o sentimento de “eu quero e preciso voltar para comprar novamente”, são elas:

  • conheça seu cliente pelo nome e sobrenome;

  • saiba as preferências e o padrão de comportamento dele;

  • prepare sua equipe para surpreendê-lo sempre que entrar na sua empresa;

  • jamais venda um produto; sempre encontre a melhor solução para ele;

  • mantenha um contato periódico e escolha o meio desta comunicação;

  • adote uma personalidade para o seu negócio;

  • vá além da simples comunicação, dialogue com seus clientes;

  • transmita confiança antes, durante e depois da venda.

Saiba que antes de construir a ponte no relacionamento com seus clientes, construa com seus colaboradores, que são seus primeiros consumidores e os principais responsáveis pelo futuro da sua empresa. Lembre-se disso e comece ainda hoje. Você me encontra facilmente nas redes sociais.

“O equilíbrio é sua melhor estratégia”.

Excelentes negócios.

Patrick Piccoli

CRA /RS 036827

Administrador, palestrante e escritor

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