
A Ponte no Relacionamento do Consumo

Atrair para atender.
Engajar, persuadir, vender, fidelizar e construir relacionamento para manter.
Aprimorar cada detalhe e surpreender para crescer.
O papel das empresas vai além da simples venda de produtos ou serviços. Existe um valor agregado que precisa ser percebido pelo cliente durante a sua Jornada de Compra para que este torne-se fiel à sua marca. De acordo com os autores do livro Shopper Marketing, esta jornada se divide em três fases, que são:
1ª fase: do Planejamento, a qual ocorre fora do estabelecimento comercial, sendo o momento em que o consumidor decide o que e onde comprará;
2ª fase: da Compra, que inclui a atração, o engajamento, a persuasão e a compra, sendo o atendimento realizado pela equipe interna;
3ª fase: do Consumo, no qual o consumidor avalia a experiência do produto ou serviço adquirido, realizando esta fase fora do ponto de venda em questão.
Ao analisar este cenário você percebe importância de construir uma gestão eficaz e eficiente com a equipe que lidera. Você é a principal responsável por concretizar todas as etapas da 2ª fase da Jornada do Consumo, para que quando seu cliente estiver longe de você, ele lembre da sua empresa e sinta vontade de retornar para uma próxima compra. No momento em que sua empresa conseguir esta façanha, passará a fazer parte das raras empresas que participam e influenciam diretamente as três fases da jornada, mesmo estando distante do seu cliente em duas dela.
Quando me refiro à ponte, saliento que sua empresa deve tirar o foco do produto e passar a ter foco no relacionamento. Quando sua empresa se torna uma ponte ela conduz seus clientes a outro patamar de satisfação, fidelidade e em raros casos, alguns chegam até a lealdade. Em simples palavras, fidelidade é fazer mais com você e lealdade, é fazer apenas com você. Um cliente leal é quase impossível, pois o mesmo, a partir do momento em que consumir algum produto ou serviço da sua marca deverá consumí-lo sempre e apenas com você este mesmo produto.
Sua tarefa: compreenda o significado da ponte no relacionamento do consumo.
Dicas by P.P.: estas são direcionadas para que você possa, além de construir sua ponte, torná-la um cartão postal que desperte no seu cliente o sentimento de “eu quero e preciso voltar para comprar novamente”, são elas:
conheça seu cliente pelo nome e sobrenome;
saiba as preferências e o padrão de comportamento dele;
prepare sua equipe para surpreendê-lo sempre que entrar na sua empresa;
jamais venda um produto; sempre encontre a melhor solução para ele;
mantenha um contato periódico e escolha o meio desta comunicação;
adote uma personalidade para o seu negócio;
vá além da simples comunicação, dialogue com seus clientes;
transmita confiança antes, durante e depois da venda.
Saiba que antes de construir a ponte no relacionamento com seus clientes, construa com seus colaboradores, que são seus primeiros consumidores e os principais responsáveis pelo futuro da sua empresa. Lembre-se disso e comece ainda hoje. Você me encontra facilmente nas redes sociais.
“O equilíbrio é sua melhor estratégia”.
Excelentes negócios.
Patrick Piccoli
CRA /RS 036827
Administrador, palestrante e escritor