A Imagem é Sua, sua Reputação é Deles

Este é o momento ideal para estabelecer novas metas e desafios. Por mais que você se relacione com outras pessoas, o segredo para ter realizações esta em fazer uma profunda reflexão interior. Você vive em um mundo no qual a concorrência e disputa por melhores colocações no mercado nunca foi tão assustadora. Esse cenário exige que você foque grande parte de sua atenção para cada detalhe de seus afazeres diários. Seu modo de ser e agir, suas palavras, sua determinação, vontade, comprometimento e conectividade precisam estar sendo constantemente vigiados e aperfeiçoados por você. O detalhe faz toda a diferença quando o assunto é reputação. Este conceito vem sendo analisado e estudado, ganhando extrema importância nos últimos anos. Por mais que você acredite que seja dona de sua reputação, infelizmente ou felizmente, ela pertence as pessoas que se relacionam com você. Reputação, em uma simples definição, é a opinião de um público sobre alguma questão, seja esta referente a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Você deve estar me questionando, - se eu não possuo propriedade sobre minha reputação, como posso a descobrir e aprimorá-la? Você é a única responsável por sua imagem ou como o autor Arthur Bender a nomeia de marca pessoal, em seu livro Personal Branding. Sendo o profissional que és, equalizando seu passado, realizações, fracassos, sucessos e o momento presente você cria uma identidade pessoal. Através dela as pessoas criam uma opinião e um conceito sobre você e assim, decidem qual reputação terá sua carreira em determinado momento. Vale lembrar que os profissionais levam anos para conquistar uma ótima reputação e apenas segundos para destruí-la. Este tema é tão importante que num futuro próximo as empresas terão parte de seu patrimônio avaliado em sua reputação no mercado, ou seja, no julgamento que seus clientes acham de seu posicionamento como marca. Ao passo que as organizações serão assim avaliadas, imagine a relevância de profissionais liberais, líderes e empreendedoras cultivarem uma ótima imagem na mente de seu público alvo. Hoje a conectividade das redes sociais faz com que todos possam lhe conhecer e tirar conclusões sobre você através de seus perfis, tweets e conexões, sejam eles no Facebook, Twitter ou LinkedIn. Cuide da sua imagem e reputação também na internet, pois grande parte das pessoas, antes de falar pessoalmente com você, a pesquisam virtualmente. Sua tarefa: Descubra a sua marca pessoal, ou seja, qual adjetivo as pessoas com quem se relaciona usam para definir seu perfil. Se esta definição estiver de acordo como você se conceitua ao fazer sua reflexão interior, parabéns; caso contrário, busque atitudes mais positivas para mudar sua imagem. Dica P.P.: Estas dicas são voltadas para como agir em uma reunião de negócios. Meu objetivo é ajudar para que consigas obter uma reputação acima da média e destacar-se frente a atual competitividade, são elas: - trate todas suas conversas como reuniões de negócios - vista-se de forma adequada à situação e seja pontual - olhe sempre nos olhos das pessoas com quem dialoga - se for mulher,


use maquigem e acessórios discretos. Sem maquiagem, nem pensar. - evite olhar para o relógio, pois isso demonstra impaciência - quando for se posicionar, seja firme com as palavras e leve com as pessoas - procure agregar valor sempre que puder e de forma objetiva - tenha uma visão do todo. Evite analisar uma situação de forma isolada, pois os acontecimentos estão interligados com algo que aconteceu ou esta para acontecer - treine sua flexibilidade para escutar sempre - e, finalmente, lembre de manter a elegância em todos momentos para marcar sua imagem “O equilíbrio é sua melhor estratégia”. Excelentes negócios.

Patrick Piccoli

CRA /RS 036827

Administrador, palestrante e escritor

0 visualização

©2018 A Voz do Varejo - TODOS DIREITOS RESERVADOS.