
A Difícil Arte de Reter Pessoas

Caxias do Sul é uma das cidades mais cobiçadas por profissionais de outras localidades que buscam uma oportunidade de trabalho. A Serra Gaúcha, em especial as cidades de Gramado e Canela sofrem ainda mais pelo elevado número de profissionais que chegam ao destino ao pólo turístico mais cobiçado do Brasil em busca de uma vida melhor e para isso precisam ter um emprego, sem necessariamente terem que trabalhar, realmente isso mesmo. Este cenário proporciona uma sensação de conforto ao gestor, a qual acredita que sempre terá um enorme banco de currículos a sua disposição. Porém, após um curto período em que estes “currículos” são contratados, os mesmos quase que evaporam em velocidade máxima. Muitos têm me questionado o porquê isto ocorre.
O fato que melhor justifica este movimento, é, que quase a totalidade da mão-de-obra proveniente de outras localidades não possui raízes em nossa cidade. Em minhas empresas, de cada 10 entrevistas, 8 não são caxienses. Portanto, estas pessoas não devem explicação para ninguém e qualquer nova oferta que recebem já optam por trocar de emprego. Lógico, que existem as exceções.
O sentimento de todos aqueles que lideram pessoas é único neste momento: não sabem como será e muito menos o que ocorrerá no dia de amanhã. Existem muitos dias, em que pessoas até então confiáveis cuja responsabilidade era de abrir todas manhãs o estabelecimento, simplesmente não aparecem e nem avisam. Motivo: receberam uma proposta mais atrativa e sem dar a mínima satisfação, abandonaram seu emprego. Novamente, volto a defender a justificativa de que a família delas e seus amigos estão longe da nossa cidade, portanto, não devem satisfação para ninguém.
Uma das maneiras mais eficazes de fidelizar e reter pessoas, a qual vem sendo comprovada cientificamente há anos por constantes estudos de Neuromarketing, é a aplicação do Gamification, ou seja, estabelecer um circuito de prazer e recompensa na mente dos colaboradores e clientes. Esta não é uma tarefa fácil, e exige estudo para que seja corretamente aplicada e proporciono resultados incríveis.
Sua tarefa: Você, gestor, necessita criar eventos diários, campanhas internas e surpresas que gerem uma expectativa nova, a cada dia, em sua equipe. Esta sensação de mistério aliada com o sentimento de que o dia seguinte poderá ser melhor, gera fidelização interna e aumentará o nível de engajamento dos seus funcionários.
Dicas by P.P: estas são voltadas para a arte de reter pessoas:
analise muito bem se vai ou não contratar àqueles de outras localidades;
um dos momentos mais importantes da sua empresa é o dia das entrevistas;
estabeleça um cronograma de treinamento inicial para que você possa avaliar se àquele (a) aprovado na entrevista tem mesmo “a cara” da sua empresa;
opte por contratar profissionais que residam em Caxias;
antes de querer reter um profissional, tenha certeza que este vale a pena;
saiba que para reter muitos você terá que desligar alguns;
desligue qualquer profissional que faltar com o respeito. Com esta atitude você evita de perder mais pessoas em sua equipe;
quando conversar, não converse com seu colaborador, e sim, com seu cérebro. Para isso, estude Neuromarketing e compreenda o Gamification;
Compartilhe sua opinião sobre este assunto. Lembre-se: para que você tenha um banco de currículos confiável, sua empresa necessita atrair os melhores profissionais. Qual tem sido seu posicionamento para que isto ocorra? A Difícil Arte de Reter Pessoas é algo que vem depois disso. Pense nisso.
“O equilíbrio é sua melhor estratégia”.
Excelentes negócios.
Patrick Piccoli
CRA /RS 036827
Administrador, palestrante e escritor