Ótimas Maneiras no seu Trabalho



O mercado competitivo dos dias de hoje gera um aumento de qualificações dos profissionais que querem obter algum destaque. Ser especialista e conhecedor da área em que você atua ou tem preferência é apenas um dos quesitos que o diferenciam dos outros. Para que você tenha um maior valor agregado, passa a ser de fundamental importância seguir certas maneiras e modos de agir, ao passo que todos negócios do mundo giram em torno e acontecem através de relacionamentos interpessoais. Especialistas afirmam que o progresso nos negócios depende mais da qualificação pessoal do que das habilidades técnicas ou do conhecimento teórico. Isto porque a qualificação, educação, refinamento, passam uma maior credibilidade aos demais. A real essência do colaborador é que mantém o mesmo empregado, pois nas empresas de nossa região, 95% das demissões são causadas por comportamento indevido. Em outras palavras, pense em um homem muito competente que vai a uma entrevista de emprego de tênis, com a barba para fazer; ou em uma mulher que exagera no perfume e veste roupas muito justas e chamativas. A apresentação desapropriada de ambos pode pesar mais do que a competência em si. Baseado na relevância das boas maneiras no convívio profissional e pessoal, vale destacar algumas dicas para não pecar no ambiente de trabalho. A primeira delas é a discrição, não só na roupa, mas também no comportamento. Atrasos devem ser evitados, além de deselegantes passam uma impressão de irresponsabilidade e falta de comprometimento. Seguem algumas dicas importantes: - Seja gentil e simpático com subordinados e chefes da mesma maneira. Evite muita intimidade. Não misture família e trabalho, lembre-se de manter o equilíbrio. O telefone da empresa não é particular, evite utilizá-lo para este fim. Quando há morte na família de um colega, manifeste-se sempre. - Mantenha sua mesa limpa e organizada. Não a polua com objetos pessoais, plantinhas, amuletos etc. A secretária não deve estender a mão, nem ficar ao telefone enquanto alguém espera. Deve abster-se a oferecer água ou café, não sendo necessário puxar assunto com quem aguarda. - Não faça comentários desagradáveis sobre o trabalho, as paredes têm ouvidos. Fofocas sempre causam uma má impressão. Jamais chame alguém ao telefone de “bem”, “anjo”; ou despeça-se mandando beijos. Use roupas limpas, bem passadas, sem manchas, rasgos e com todos os botões. - As unhas devem estar limpas e curtas, se for homem; se mulher, mantenha as unhas sempre bem feitas, com uma base no mínimo. Se preferir pintá-las, use um esmalte de cor discreta e jamais saia com as unhas lascadas. Ter um diferencial competitivo para aumentar seu valor pessoal de mercado é bastante simples e depende somente de você. Invista parte do seu tempo e observe a maneira como agem os profissionais de sucesso, copie estes modos e inove do jeito que preferir.

Jamais que seu futuro dependerá sempre de pessoas, por isso saiba como as tratar. “O equilíbrio é sua melhor estratégia”. Excelentes negócios.

Patrick Piccoli

CRA /RS 036827

Administrador, palestrante e escritor

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